terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

"Picolé Caseiro de Frutas"

 
5 potes de iogurte natural
frutas ligeiramente cortadas ( as frutas que mais gostarem )
adoçante ( ou mel )
palitos para picolés

Bater o iogurte com o adoçante ou o mel, dispor as frutas nas forminhas de picolés (se não tiver forminha por ser colocados em copos plásticos descartáveis) e colocar o iogurte já batido, levar ao congelador por +/- 12 horas....

OBS: se preferir o picolé um pouco mais cremoso pode-se adicionar creme de leite  light ao iogurte ao bater!
Mas lembre-se que isso vai aumentar as calorias do picolé...

"As Melhores Opções de Lanches para a Volta às Aulas"



A obesidade infantil está aumentando a cada dia, sendo uma das epidemias mais crescentes em todo o mundo. De acordo com o IBGE, no Brasil há 34,8% de crianças entre 5 e 9 anos e 21,7% de jovens entre 10 e 18 anos com excesso de peso.

A obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, associada a diversos problemas de saúde. O excesso de peso não é apenas um problema estético, é responsável por desencadear diversos problemas de saúde como hipertensão arterial, diabetes tipo 2, colesterol elevado.

No período dos 6 meses aos 4 anos de idade ocorre a formação do hábito alimentar da criança, que irá indicar o padrão de consumo do indivíduo na idade adulta.

Uma alimentação desequilibrada, com baixa ingestão de grãos integrais, hortaliças, frutas e excesso de guloseimas, pode levar à deficiências nutricionais, dificuldade de aprendizado e, ainda, contribui para o desenvolvimento de sobrepeso e obesidade na vida adulta.

Os pequenos, principalmente os pré-escolares, utilizam muita energia para crescer, brincar e aprender. Todo esse combustível é obtido a partir de
alimentos nutritivos
, que os ajudam a se desenvolver fortes e saudáveis.

Os lanches complementam as refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) evitando a fome e até a fadiga. E nessa época de retorno às aulas, sempre surge a mesma preocupação com o que incluir na lancheira das crianças. É importante que os lanches sejam saudáveis e planejados com antecedência. Veja as dicas que preparamos para você montar um lanche nutritivo e saboroso para a criançada:

- para que cumpram o papel de complementos da dieta, os lanches precisam ser compostos de alimentos nutritivos (cereais integrais, frutas, sucos) e evitar alimentos refinados e ricos em gordura trans (salgadinhos de pacote, refrigerantes e bolachas recheadas);

- inclua sempre uma fruta na lancheira. Prefira as frutas da época, são mais saborosas e nutritivas;

- cookies integrais são ótimas opções para substituir as bolachas recheadas. Podem ser acompanhados de água de coco;

- prefira os sanduíches feitos com pães integrais e pasta de soja ou um queijo branco. Geleias sem adição do açúcar também podem ser oferecidas;

- existem opções de salgadinhos de pacote assados, sem gordura trans, glutamato monossódico e corantes. São opções de snacks para o lanche;

- bolos são boas opções, mas prefira os integrais e sem cobertura;

- para beber, prefira sempre sucos naturais colocados em garrafinhas térmicas, água de coco ou água. A garrafa térmica protege o líquido da luz e da temperatura e impede que o suco fique azedo ou perca seus nutrientes. Os refrigerantes devem ser evitados;

- se seu filho for lanchar na cantina, é importante que você conheça os lanches oferecidos para orientar seu filho quanto às melhores escolhas.

Sugestões de lanches saudáveis:

1. Água de coco + cookies integrais de castanha + maçã
2. Suco de maçã integral + muffin integral + barra de frutas orgânicas
3. Suco de uva integral + sanduíche de pão integral com pasta de soja, alface e tomate
4. Suco natural de laranja + snack de soja + bala de algas marinhas
5. Iogurte natural + granola + mel em sache + banana

Use sua criatividade e prepare um lanche nutritivo e saboroso para seu filho e não esqueça de incentivar a prática de atividades físicas regulares!
Fonte: Mundo Verde.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

"Sobremesa Saudável e Rápida"

Sabe aquela hora que dá vontade de comer algo doce? ou aquele dia que tá a fim de uma sobremesa diferente? Taí uma boa opção saudável, baixas calorias e ainda cheia de lactobacilos para sua microbiota intestinal...experimente....



"Opções de Lanchinhos Saudáveis"


Por mais que você tome aquele café da manhã reforçado, horas depois de arregaçar as mangas para trabalhar a fome já despertou? É nesse período, entre as refeições principais, que muita gente acaba enganando o estômago com café (e açúcar!) ou exagerando nos petiscos gordinhos. Para não cair nessa cilada, o jeito é manter sempre à mão uma opção de lanche saudável. A consultora de reeducação alimentar Aline Möller, da Fit Gourmet, reuniu sugestões perfeitas para essas ocasiões: "variar o cardápio, investindo em uma lista de compras diversificada e rica em ingredientes naturais é, junto com o planejamento, a chave para conseguir driblar a rotina corrida sem descuidar do corpo", ensina. Confira, a seguir, as sugestões da especialista para colocar o plano em prática.

Frutas frescas
"As menos sensíveis são as mais fáceis de carregar na bolsa. Nesse quesito, a dupla maçã e banana são infalíveis", brinca a profissional. Melão, melancia, mamão, pêssego, pera, mexerica... não importa qual seja a sua preferida. O cardápio é extenso e isso é ótimo para variar ao longo da semana. "Sempre ensino os meus clientes a carregar um potinho com uma fruta para um lanche da manhã e da tarde na bolsa acaba fazendo parte da rotina", esclarece.

Frutas secas
As versões secas de diversas frutas concentram ainda mais fibras, vitaminas e minerais do que sua própria versão natural. Das clássicas às mais exóticas, elas saciam a fome e dão mais energia, mas fique atenta para apostar nas versões açucaradas.

Iogurte
Se o seu ambiente de trabalho tiver geladeira e permitir que você guarde alguns itens por lá, vale investir no laticínio. A preferência aqui fica para o desnatado, que ajuda a equilibrar a flora intestinal, favorecendo a absorção dos nutrientes.

Oleaginosas
"O cuidado com elas está na quantidade", alerta Aline. A gordura boa deve ser consumida com moderação. Amêndoas, macadâmias, nozes... todas podem entrar na dieta, contanto que as maiores não ultrapassem de duas unidades por lanche e as menores por volta de cinco unidades.

Bolos
"Sempre sugiro receitas gostosas, só que mais litghs. O bolo de quinoa com frutas secas e farinha de arroz ou o de coco feito com farinha de coco são algumas boas opções para levar ao trabalho", explica a profissional.

Barrinhas
O consumo delas merece cuidado, mas seu mérito está na digestão lenta e no auxílio de ganho de massa magra. Por isso, as barrinhas saciam a fome por mais tempo. O importante aqui é ler o rótulo para evitar as opções com açúcar, gorduras saturadas ou trans e sódio.

Chás
"Enquanto o suco tem a desvantagem de perder algumas vitaminas ao longo do tempo, o chá traz o benefício de poder ser levado de casa para o trabalho sem grandes perdas", diz Aline, que recomenda preparar a bebida pela manhã e levar para tomá-la ao longo do dia.

Fonte: Revista Boa Forma

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

"Você pensa que Cachaça é água?"


Já vou falando…Cachaça não é água não!

O papo de hoje tem tudo a ver com o carnaval. É sobre bebidas alcoólicas. Existem muitas dúvidas a respeito de calorias, mitos e verdades e qual é melhor (ou não tão ruim) consumir.

Quando se trata de bebida alcoólica, não tem como falar que é um assunto saudável. Nós sabemos que o álcool é ruim para o nosso organismo, principalmente para o fígado e cérebro. Mas se vai tomar, vamos aprender algumas coisas!
Qual é a bebida mais e menos calórica?
 
Essa tabela mostra as calorias das bebidas, mas nem sempre você pode ir APENAS por esse lado na sua escolha. A questão da quantidade também conta. A cerveja e o chopp são bebidas difíceis beber pouco, então não é uma boa opção para quem quer maneirar nas calorias, ainda mais pelos acompanhamentos e petiscos que muitas vezes são consumidos junto (torresmo, salaminho, queijos).

A bebida destilada (vodka, whisky, aguardente) tem um maior teor alcoólico e de calorias que as fermentadas (cerveja, chopp, saquê), MASSS seu consumo na maioria das vezes é MENOR, então as calorias finais do consumo da bebida ficam menor.

Se você beber moderadamente (que é o CERTO) vai para o lado dos que tem um menor teor alcoólico e calorias, ou seja, fermentados.

Gente eu NÃO estou incentivando o consumo dessas calorias vazias que é a bebida alcoólica, estou apenas prestando um serviço de utilidade pública para as pessoas sem juízo que vão beber no carnaval!

O vinho pode ser considerado uma opção saudável, principalmente o tinto contém boas quantidades de flavonóides e antioxidantes (previne doenças do coração), mas é aquela coisa de sempre…não deve exagerar!

Uma dica para consumir nesse carnaval, e não extrapolar nas calorias, é o frozen, caipirinha “magra” e destilados com refrigerante diet ou batidos com frutas. Tudo com adoçante, e assim as calorias vão girar em torno da dose da bebida.

Agora muito cuidado!!! Além de não exagerar na bebida não esqueça de se hidratar, beber muiiiiita ÁGUA. Os dias quentes, a agitação e o álcool fazem você perder muito líquido e você deve repor, mas não com uma cervejinha né! Com água pura…

Intercale copos de água com o de bebida, e coloque umas pedrinhas de gelo no que você escolher beber. Vai ajudar na hidratação e também diminuir a ressaca do outro dia. (Umm..dica valiosa)

Ficar de ressaca e de quebra ainda ganhar uns quilinhos extra ninguém merece…então BEBA COM MODERAÇÃO!