terça-feira, 3 de junho de 2014

"Você já ouviu falar em Doença Celíaca?"

A doença celíaca é causada pela intolerância ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados, como massas, pizzas, bolos, pães, biscoitos, cerveja, uísque, vodka e alguns doces, provocando dificuldade do organismo de absorver os nutrientes dos alimentos, vitaminas, sais minerais e água.

Sintomas de Doença celíaca

Diarréia com perda de gordura nas fezes, vômito, perda de peso, inchaço nas pernas, anemias, alterações na pele, fraqueza das unhas, queda de pêlos, diminuição da fertilidade, alterações do ciclo menstrual e sinais de desnutrição.

Diagnóstico de Doença celíaca

A doença só pode ser diagnosticada por meio de exames de sangue, pois os sintomas são muito variados e constantemente associados com outras doenças. Normalmente se manifesta em crianças com até um ano de idade, quando começam a ingerir alimentos que contenham glúten ou seus derivados. A demora no diagnóstico leva a deficiências no desenvolvimento da criança. Em alguns casos se manifesta somente na idade adulta, dependendo do grau de intolerância ao glúten, afetando homens e mulheres.


Tratamento de Doença celíaca

O principal tratamento é a dieta com total ausência de glúten; quando a proteína é excluída da alimentação os sintomas desaparecem. A maior dificuldade para os pacientes é conviver com as restrições impostas pelos novos hábitos alimentares. A doença celíaca não tem cura, por isso, a dieta deve ser seguida rigorosamente pele resto da vida. É importante que os celíacos fiquem atentos à possibilidade de desenvolver câncer de intestino e a ter problemas de infertilidade.

É obrigatório por lei federal (Lei nº 10.674, de 16/05/2003) que todos os alimentos industrializados informem em seus rótulos a presença ou não de glúten para resguardar o direito à saúde dos portadores de doença celíaca.

Consulte um Nutricionista,esse profissional será essencial na sua vida.

Observação: Só um nutricionista saberá avaliar a necessidade da exclusão do gluten da sua dieta. Individuos que excluem a proteina sem necessidade acaba desenvolvendo uma intolerancia a mesma.

PÃO FRANCÊS  SEM GLÚTEN  - CLAUDIA MARCELINO (SEM GLÚTEN E SEM LEITE DE VACA)


foto: Claudia Marcelino
 Ingredientes
  • 2 xic (chá) + 2 col de sopa da mistura de farinha sem glúten**
  • 2 ½ col chá de CMC ou Goma Xantana;
  • 1 ½ col (chá) de açúcar;
  • 1 col (chá) de sal;
  • 2 col (chá) de fermento biológico seco;
  • 1 col (chá) de vinagre de maçã;
  • 2 claras em temperatura ambiente;
  • 1 ½ xic (chá) de água mineral (de morna para quente).
 ** farinha sem glúten: 2 xic. de farinha de arroz, 2/3 de xic. de fécula de batata, 1/3 de xic. de polvilho doce - misture bem e guarde em pote fechado
Modo de preparo:
  1. Unte e enfarinhe uma forma para pão de forma.
  2. Na vasilha grande da batedeira, misture os ingredientes secos, inclusive o fermento.
  3. Adicione o vinagre, as claras e a água. Bata em velocidade baixa para misturar e aumente para a máxima, batendo a massa por 3 min (é importante bater)
  4. Coloque a massa na forma preparada, alisando bem a superfície. Deixe-a descansar em local quente por 30min
  5. Asse-o por 1h. Se você quiser comê-lo quente, é só parti-lo com a mão. Você não conseguirá cortá-lo antes q esteja frio

     












Um comentário: