terça-feira, 18 de junho de 2013

"Festa Junina para Diabéticos"

Como é época de milho, grande parte das receitas das festas juninas incluem este alimento. Pamonha, bolo, canjica, cuscuz e pipoca são alguns exemplos. E os diabéticos podem comer estas delícias?
O milho, por conter muitas fibras , vai fazer os seus carboidratos se transformarem em glicose no corpo um pouco mais lentamente, evitando picos de insulina. De todo modo, os diabéticos devem consumir estas receitas moderadamente. Mas para isso, o ideal é consumir os grãos inteiros ou aproveitando o bagaço. O bolo de milho é ideal para isso, pois pode ser feito com o grão inteiro batido no liquidificador com os outros ingredientes.
No caso da canjica (em São Paulo é curau) e da pamonha, o milho é batido com leite e passado pela peneira. Este deve ser consumido em pequenas porções, pois perde parte de suas fibras nesta operação. O Mungunzá (em São Paulo é Canjica) que é feita com o milho branco também pode ser incluída. No lugar do leite condensado, leite enriquecido com leite em pó e adoçante é uma boa substituição. 
BOLO CREMOSO DE MILHO
Rendimento:
16 porções com 280 calorias cada
Ingredientes:
3 espigas de milho grandes,
3 ovos,
1 xícara (chá) de leite,
½ xícara (chá) de adoçante em pó culinário,
3 colheres (sopa) de farinha de trigo,
¼ xícara (chá) de óleo,
1 xícara (chá) de coco ralado no ralo grosso.

Preparo:
Retire os grãos de milho com o auxílio de uma faca. Coloque no liquidificador com o restante dos ingredientes. Bata por 5 minutos. Adicione o fermento em pó, mexa e coloque em uma forma de bolo média com furo central, untada com margarina e polvilhada com farinha de trigo. Asse em forno médio (180°C), pré-aquecido, por cerca de 30 minutos. Retire, espere amornar e desenforme. Enfeite com o coco e sirva.
 
Dica:
Se não puder consumir glúten, substitua a farinha de trigo por fubá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário