quinta-feira, 17 de abril de 2014

"Eu Só Quero Chocolate !!!! "


 chocolate é um alimento feito com base na amêndoa torrada do cacau. Sua origem remonta às civilizações pré-colombianas da América Central. A partir dos Descobrimentos, foi levado para a Europa, onde popularizou-se, especialmente a partir dos séculos XVII e XVIII. Contudo, em função das necessidades climáticas para o cultivo do cacau, não é possível o seu plantio na Europa e por isso as colônias americanas de clima tropical úmido continuaram a fornecer a matéria-prima. Atualmente os maiores produtores estão na África Ocidental.

 Paralelamente, o chocolate passou a ser associado a determinadas festividades, como por exemplo a Páscoa. Além disso, com as descobertas científicas, foram conhecidas algumas propriedades que o relaciona, especialmente na versão amarga, à saúde humana. Contudo, o mesmo não se aplica a diversos animais domésticos, para os quais pode chegar a ser tóxico.

Mas....e ai? podemos colocar chocolate na nossa dieta???? A resposta é sim, sim,sim!!!!Oba!! Mas cuidado, a preferência é para o chocolate amargo, aqueles que tem mais de 65% de cacau(caso contrário não trará os beneficios citados abaixo) na sua composição. Veja por que:
O Chocolate Amargo contém gordura saudávelA manteiga de cacau, que é extraído da semente do cacau e incorporada na maioria das barras de chocolate escuro, contém gordura monoinsaturada, um pouco de gordura saturada, e bem pouco de gordura poli-insaturada. O benefício é que a maior parte da gordura saturada é ácido esteárico, amplamente conhecida por ter efeitos neutros sobre o LDL (colesterol ruim).
O chocolate amargo contém grande quantidade de Polifenóis, principalmente flavonoides.Polifenóis são substâncias naturais encontradas em plantas, tais como os  flavonoides, taninos, ligninas, dentre outras. Muitas destas substâncias são classificadas como antioxidantes naturais e possuem propriedades terapêuticas, estando presentes em alimentos e plantas medicinais. O polifenol encontrado no cacau é uma flavonol e ai estão os grandes benefícios:
  •   Diminui pressão alta
  •   Diminui o nível de LDL (colesterol ruim) e aumenta o nível de HDL (colesterol bom)
  •   Aumenta a sensibilidade à insulina (o ruim é ser resistente à insulina)
Como você pode ver, os benefícios do chocolate amargo são essenciais para a saúde, mas claro que não podemos exagerar no consumo, pois é um alimento calórico. Quando for consumir, limite-se entre 1 porção de 30g ou 3-4 mini tabletes de 10g por dia.

FELIZ  PÁSCOA!!!!!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário