segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

"Salada de Berinjela ao Forno"




Gente, esta salada de berinjela é simplesmente uma delícia....quem me deu a receita foi a minha irmã que é vegana (Lourdes), confesso que não gostava de berinjela, mas depois que experimentei esta receita...não vai faltar mais nas minhas compras...falarei depois em outro post sobre os benefícios nutricionais da mesma....huuummmm!!!!!Façam, façam...vão comprovar que tenho razão!!!
Ah!!!! Você ainda pode usa-la como recheio de pizzas, sanduiches e bruschetas.....vamos à receita:

Ingredientes(quantidades sugestivas)

3 berinjelas médias
1 pimentão amarelo grande
1 pimentão vermelho grande
1 pimentão verde grande
4 cebolas médias
2 cenouras cruas em tirinhas fininhas
manjericão à gosto
Azeitonas verdes fatiadas (opcional)
2 dentes de alho amassados
03 a 04 tomates maduros(eles vão soltar líquidos p umedecer a salada)
Passas sem sementes, pretas ou brancas
azeite de oliva  o suficientepara regar a salada
Orégano a gosto
Sal a gosto
Páprica a gosto
Noz moscada a gosto

Preparo

Depois de bem higienizadas corte as berinjelas em quatro pedaços pelo sentido do comprimento e torne a cortar cada pedaço em quatro ou cinco. Deixe-os numa mistura de água com um pouco de sal (1 colher de sopa) e um pouquinho de vinagre enquanto corta os demais legumes. Corte também os pimentões em pedaços grandes, do tamanho das berinjelas. Descasques as cebolas e corte-as em quatro partes.

Escorra bem as berinjelas e coloque-as numa assadeira (ou um refratário) juntamente com os demais legumes que foram cortados. Junte metade do maço de manjericão (só as folhinhas) tempere com sal (use pouco) e o  azeite de oliva. Leve ao forno preaquecido e após uns 10 ou 15 minutos retire e misture bem com uma colher. Volte a assadeira ao forno e deixe mais 15 minutos. Se tiver dúvidas sobre o tempo, teste furando a berinjela com a ponta de um grafo, elas devem estar macias .

Retire do forno e passe para um recipiente com tampa (de preferência de vidro) junte as passas, as azeitonas, orégano a gosto e o restante do azeite, misture e corrija o sal se necessário. O restante das folhinhas de manjericão pode ser acrescentado agora ou somente no momento de servir. Deixe descansar pelo menos uma noite (ou um dia) na geladeira antes de servir.

OBS: Você pode cortar os vegetais no formato que quiser(em tirinhas, em pedaços, etc...) e usa-los em quantidades menores do que as descritas na receita, dependendo do seu gosto.

Pulo do gato:  -Corte primeiro a berinjela e deixe de molho em água com sal e limão ou água com vinagre para não escurecer  e tirar o "amargo" da berinjela enquanto prepara os outros vegetais.
                          -Retire do forno de vez em quando e vá mechendo para não queimar....





Nenhum comentário:

Postar um comentário