domingo, 7 de outubro de 2012

"Poderes do Grão de Bico"


Parente próximo do feijão e da lentilha, o grão de bico concentra uma ampla quantidade de nutrientes que protegem o coração e melhoram o humor. Essa pequena leguminosa é modesta para demonstrar o tamanho do bem que faz à saúde.

♥AMIGO DE PEITO…reduz colesterol total e LDL, o colesterol ruim. A presença de ômega 3 e 6 está relacionada à prevenção de doenças cardiovasculares, como enfarte e derrame. As fibras também dão uma forcinha, a grande quantidade do tipo solúvel diminui a absorção da gordura, açúcar (reduz índice glicêmico) e colesterol. Além disso ajuda no funcionamento do intestino e proporcionam saciedade.
♥SORRIA, MEU BEM… rico em triptofano, está ligado a produção da serotonina que melhora o humor e proporciona sensação de bem estar.
♥E AINDA TEM OS MINERAIS… potássio, fósforo, magnésio, cálcio e ferro. Essa família de minerais evita as cãibras, mantém saudável os tecidos, auxilia na formação e estrutura de ossos e dentes, favorece a boa coagulação sanguínea e ajuda no transporte de oxigênio para todo o organismo.
Entre as gestantes o consumo é mais que recomendado, já que a leguminosa é boa fonte de ácido fólico que é importante para a formação do feto.
♥Os portadores de Hemocromatose (Ferritina elevada) devem evitar, pois é muito rico em ferro.
Como se não bastasse a extensa lista de propriedades, o alimento é bastante versátil e pode ser consumido de diversas maneiras: em pratos frios e quentes, como sopas, saladas, como substituto de feijão, em pastas, patês e até em doces.
Antes de fazer sua receita, deixe de molho em água (na geladeira) de um dia para o outro. Depois, cozinhe e utilize da maneira que preferir.

 
Receitinha deliciosa: HOMUS (pasta de grão de bico)


·         400g de grão de bico

·         3 colheres de sopa de tahine (pasta de gergelim)

·         3 dentes de alho amassado

·         5 colheres de sopa de limão

·         3 colhes de sopa de azeite extra virgem

·         Pimenta e sal à gosto

Modo de prepararo: Bata tudo do liquidificador e sirva com azeite e ramos de hortelã (ótimo para comer com pão sírio).

Coloque esse super alimento na sua alimentação! Bom Apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário