quinta-feira, 15 de novembro de 2012

'Ovo: Herói ou Vilão?"



O consumo dos ovos muitas vezes é criticado com o argumento de que o colesterol presente na gema pode ser prejudicial à saúde, estimulando a arteriosclerose. O colesterol, no entanto, desempenha funções muito importantes, tanto é que o organismo possui um complexo sistema de síntese desta substância. Você sabia que, quando há uma ingestão bacana de colesterol via alimentação, o organismo diminui a produção, regulando assim as quantidades no sangue!? Porém, pessoas com uma predisposição genética para desencadear arteriosclerose têm uma elevação do nível de colesterol no sangue mesmo sem o consumo de ovos na alimentação. Nestes casos, o ideal é o consumo isolado da clara, e sempre cozida!
Características de um bom ovo
- A clara é constituída por 88% de água o restante são proteínas
- A gema contém 50% de sólidos, nos quais a proteína e os lipídios se repartem em partes iguais.
- A casca dos ovos frescos é opaca , mas ao envelhecer torna-se brilhante.
Benefícios
- Fonte de proteína e aminoácidos essenciais.
- Fornecem vitaminas E, B, ferro e outros minerais.
- Apresenta cerca de 200 mg de colesterol (o recomendado é até 300 mg por dia).
- Três claras de ovos fornecem apenas 55 calorias.
* Apesar de todos esses aspectos positivos dos ovos, o recomendado é que a pessoa tenha uma dieta variada sem se restringir a um único tipo de alimento.
A clara do ovo e ganho de massa muscular
Após praticar musculação, prepare uma super omelete usando apenas as claras de ovo. Turbine a receita com alimentos pouco calóricos e bastante nutritivos, como tomate, queijo branco, ervilha, milho e cenoura ralada e tempere com ervas. Esqueça bacon, calabresa e queijos amarelos. Eles possuem muita gordura.
“Após o exercício, o corpo precisa reabastecer as reservas energéticas dos músculos com o consumo de carboidratos e também necessita de fontes de proteína para a construção e recuperação das fibras musculares”

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário