sexta-feira, 23 de novembro de 2012

" Transtornos Alimentares- Será que você tem algum?"



Os transtornos alimentares são distúrbios psiquiátricos, que afetam principalmente adolescentes e jovens adultos do sexo feminino, que podem levar a grandes prejuízos psicológicos, sociais e aumento da morbidade e mortalidade.
Esses indivíduos, afim de aliviarem conflitos ou situações de estresse acabam descontando suas frustrações na comida, criando assim um vínculo doentio com a própria alimentação. Isso tudo soma-se ao distúrbio de imagem corporal, ou seja, a pessoa não consegue se enxergar como ela realmente é, normalmente se vendo muito mais gorda do que realmente é (com excessão da vigorexia).
A tendência à obesidade, genética, padrão familiar, eventos adversos como bullying ou abuso sexual, e principalmente o atual padrão de beleza rígido podem vir a desencadear esses transtornos.
Fora isso, alguns fatores psicológicos como perfeccionismo, baixa autoestima, rigidez de comportamento, autocrítica elevada e distorções cognitivas são tidos como padrão comum entre seus portadores.

Anorexia:
É caracterizada por uma grande perda de peso em decorrência da dieta extremamente restrita na ininterrupta busca pela magreza. Na realidade o termo “anorexia”, do ponto de vista psicopatológico, não é adequado, uma vez que o paciente não tem uma perda real do apetite. Na realidade, o indivíduo sente-se em pleno controle do seu corpo, visto que consegue “dominar” sua fome e em consequência disso continua emagrecendo.
Costumam não comer em público, cortar os alimentos em pequenos pedaços e demorar muito para mastigar. Sempre têm uma desculpa para não comer junto com a família ou grupo a que está inserido, e possuem conhecimentos muitas vezes crenças e mitos radicais sobre nutrição.
Geralmente apresentam quadros de desnutrição grave, o que leva à amenorréia (ausência de ciclos menstruais) e a uma taxa de mortalidade (aproximadamente de 5 a 15%). Podem apresentar Problemas cardiovasculatres, gastrointestinais, esqueléticos, dermatológicos, endócrinos, hematológicos e neurológicos.

Bulimia:
Caracterizado por periódicos episódios de compulsão alimentar que geram a sensação de perda de controle, o que leva a métodos compensatórios inadequados para o controle de peso, como vômitos auto-induzidos, uso de medicamentos como diuréticos, inibidores de apetite, laxantes e/ou exercícios físicos extenuantes.
Usualmente apresentam peso normal ou sobrepeso. Costumam comer sozinhos durante os períodos de voracidade por sentirem vergonha se si mesmos. Normalmente apresentam um desequilíbrio de eletrólitos e de fluídos. Pode prejudicar a garganta devido ao refluxo gástrico dos vômitos forçados, além de prejudicar o funcionamento intestinal devido ao uso excessivo de laxantes.

Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica (TCAP):
Caracteriza-se por episódios recorrentes de descontrole alimentar, porém sem a presença de purgação, então normalmente são obesos. São pacientes depressivos, que geralmente abusam do álcool e/ou drogas, quando comparados com os obesos sem o transtorno.
Como detectar o problema:
• Comer mais rápido do que o usual;
• Comer até se sentir inconfortavelmente “cheio”;
• Comer grandes quantidades de comida, sem sentir fome;
• Comer sozinho por se sentir constrangido com a quantidade;
• Sentir-se decepcionado, deprimido, ou sentindo-se culpado após a super ingestão.

Vigorexia:
É caracterizada pela distorção da imagem corporal em relação à força. Para simplificar, é praticamente o inverso da anorexia. Mesmo tendo desenvolvido uma musculatura acima da média, os vigoréxicos se vêem pequenos e fracos.
Esse transtorno, ao contrário de todos os outros, é mais comum em homens, na faixa etária dos 18 aos 35 anos. E a obsessão por um corpo musculoso leva a alterações comportamentais como longos períodos na academia, levantamento de pesos cada vez maiores, o que pode acarretar em lesões, dietas perigosamente ricas em proteína, o que pode gerar problemas tanto renais quanto hepáticos, além do uso indiscriminado de suplementos alimentares e/ou anabolizantes.

Ortorexia:
Por ser considerado um transtorno relativamente “novo”, ainda é pouco explorado na literatura científica. É caracterizado por uma fixação pela saúde alimentar, qualidade dos alimentos e pureza da dieta (livre de pesticidas, corantes, conservantes e outras substâncias artificiais).
A provável causa para tal transtorno é a crescente preocupação com uma vida mais saudável, o que por consequência gera também um maior interesse pelo alcance de uma alimentação saudável. Não parece ter relação com distúrbios de auto-imagem.

O tratamento para esses distúrbios deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar, constituída por médicos, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros, entre outros. Em São Paulo temos o AMBULIM (Ambulatório de Bulimia e Transtornos Alimentares do Hospital das Clínicas), que além de ser considerado o maior centro especializado em transtornos alimentares da América Latina, oferece tratamento gratuito para pacientes de todo o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário